quarta-feira, 5 de março de 2014

#review08

E se alguém fizesse uma lista de tudo que odeia?

Jennifer Brown, em A Lista Negra, conta a história de Valerie Leftman, uma adolescente no final do ensino médio com uma imaginação fascinante.
O livro começa com um massacre ocorrido no Colégio Garvin – onde Valerie estuda –, envolvendo seu namorado, Nick Levil. O garoto efetua um disparo na praça de alimentação e é aí que toda a algazarra começa. Pessoas correndo por todos os lados. Tiros. Gritos de pavor. Medo. Sangue. Mais tiros. Até que Valerie se mete na frente de Nick e leva um tiro na coxa, para salvar a vida – não propositalmente – de Jessica Campbell. Depois disso, Nick vira o revolver para a própria cabeça e se mata.
No desenrolar da história, descobre-se que o nome da maioria das pessoas que morreram ou que ficaram gravemente machucadas, constava em uma lista, elaborada por Nick e Valerie. Lista essa que foi chamada de “A Lista Negra”.
Além do incidente do Colégio Garvin, vários outros acontecimentos se apoderam do dia-a-dia de Valerie, deixando-a ainda mais confusa sobre se ela é uma criminosa ou uma heroína.
A separação dos próprios pais, sua distanciação dos antigos amigos, sua aproximação de alguns que não eram tão amigos assim e algumas novas experiências fazem Val enxergar o que ela realmente deveria enxergar. Ela era, acima de tudo, uma vitima como todas as outras. Ela e Nick, ambos vitimas do preconceito juvenil denominado bullying. E A Lista Negra foi escrito justamente para isso: para mostrar o que o bullying é capaz de fazer com uma pessoa, a ponto de afetar todas as que a cercam.
Não posso dizer que em alguns momentos não me assustei e que, em outros, não quis chorar; seria mentira afirmar que não vivi, junto com a personagem principal, cada drama daquela emocionante história que, você tendo lido ou não, para quem já vivenciou uma tragédia verdadeira, é realmente chocante.

Esta é minha indicação: A Lista Negra, um romance de Jennifer Brown.


8 comentários:

  1. Mas esse livro parece ser bem intrigante!
    Adoro esses livros que levam mais de um assunto ao leitor. Faz o leitor pensar. E existem muitas opiniões sobre esse assunto, tanto no Brasil quanto internacionalmente. "Será que uma pessoa comete um crime SÓ pelo bullying", "ah, mas isso tudo é besteira!" é besteira até explodir em algo com sérias consequências.

    Enfim, parece ser um livro muito interessante! ótima indicação!
    Vou entrar na fila para te pedir emprestado o/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê! Obrigado pelo comentário! ^^
    Pode pedir, rsrs. Eu te empresto :3

    ResponderExcluir
  3. Oie Alexandre, tudo bem?
    Já li diversas resenhas de A Lista Negra positivas, e mais uma vez fiquei com vontade de ler esse livro, Infelizmente, o bullying está presente na sociedade e só quem já sofreu com isso pode descrever qual é a sensação. Esse livro está na minha lista de desejados faz algum tempo e pretendo ler em breve. Pelo que percebi, Nick morreu e Valerei teve que aguentar a pressão de tudo depois do acidente... de certa forma espero que ela tenha encontrado a paz e felicidade.

    Beijos,
    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  4. UAU... é o que posso dizer Alexandre deste livro. Nossa não sabia que ele trazia em seu enredo algo assim tão forte, impactante e impressionante. Sim, apenas lendo o que você descreveu, fiquei impressionada, agora imagine eu lendo o livro, acho que ficaria bem pior.
    Já tinha ouvido falar por cima deste livro, mas nunca cheguei a me aprofundar ou até ler alguma resenha ou indicação sobre ele, e este é o primeiro que leio e que simplesmente estou agora bastante curiosa para a leitura deste livro. Pronto você acabou de me fazer aumentar um pouco mais minha lista para este ano.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  5. Curiosidade a mil pra ler esse livro, adorei a resenha

    Telemaco

    Resenha nova no blog, o segundo volume da série Academia de Vampiros
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/2014/03/telemaco-19-aura-negra-richelle-mead.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Alexandre!
    Bacana a temática desse livro, até então não conhecia nenhum que abordasse esse assunto e os serios transtornos que o bullyng pode causar em suas vitimas, marcando como leitura obrigatória para esse ano!

    Abração
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Alexandre,
    tudo bem?
    É a primeira vez que vejo seu blog aqui no grupo. Já estou te seguindo.
    Logo de início você apresenta uma história dura como essa. Eu tenho medo de pessoas que provocam essas atitudes e medo das pessoas que são vítimas dessas atitudes. A sociedade está toda errada, se chegamos a esse ponto, está na hora de pararmos e repensarmos nossos valores.
    ótima dica de leitura, acho que todos deveriam ler.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Alexandre!
    Eu tenho mega curiosidade em ler esse livro! Já sabia premissa, mas a sua resenha me deu uma nova perspectiva da história! Essa coisa de vivenciar a história sentindo tudo que o personagem principal senti é o melhora para mim, mesmo sendo um tema forte assim!
    Beijos

    ResponderExcluir