quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

#review03

Um causo de fadas

Falar de fadas parece algo insanamente louco. Mas nem é. Eu sinceramente não acho.
Flávia Côrtes, em Senhora das Névoas, desperta um conceito mais que antiquado sobre o povo faerie, contando a história de Isabeau mais conhecida como Isa , uma adolescente na reta final do ensino médio, cheia de planos para a vida profissional e que vive um amor quase perfeito, mas acaba descobrindo que é uma fada de Ynys Afallach ou Avalon , um reino mágico onde elas habitam em perfeita harmonia.
Eileen uma faerie rejeitada pelo seu povo por tê-los traído,  apaixonando-se por um mago humano e entregando-lhe um tesouro das fadas que concedia ao seu consciente usuário a vida eterna induziu Isa a iniciar seu aprendizado em magia de fada, despertando seus poderes com intensos treinamentos noturnos.
Sempre tentando evitar que Eileen a tomasse como uma escrava, Isa perdeu, e ganhou, muita coisa. Seus sentimentos mudaram conforme vinham novos poderes e ela acaba fazendo coisas fora do comum, como ter visões, intuições e, até mesmo, ficar invisível melhor dizendo, etérea.
As últimas páginas do livro vêm lacradas por um adesivo. Seu conteúdo está protegido desta forma para conter arquivos de cujos quais não posso me referir de nenhuma forma, pois esta parte do livro é chamada ARQUIVO SECRETO DAS FADAS.
Creio que a autora teve um propósito mais que comum em escrever essa parte do livro: provocar no leitor a ânsia de descobrir em que consiste tal arquivo. Posso deixar bem claro para ela: você conseguiu. Esse foi o primeiro de vários motivos que me levaram a ler Senhora das Névoas.
Outra parte que comove na obra são as ilustrações. A ilustradora fez um ótimo trabalhando mostrando as expressões das personagens em cada capítulo.
E à editora Edelbra, que, por ser uma editora educativa, promoveu um trabalho maravilhoso na construção da coleção Medo, agradeço desde já por esta fantástica contribuição para o mundo da Nova Literatura Nacional.






3 comentários:

  1. Parece ser muito bom, eu nunca li nada que o assunto principal é fadas, estou louco para ler este livro. Depois fala pra mim onde posso comprar, lá no wpp? Gostei muito da sua resenha, muito direta ao ponto e objetiva. Não sou muito objetivo, acho que só nos livros de romance policial, os quais não importam - ou pouco importa - a história.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Alexandre. Amei a resenha! Seu blog é muito bom, parabéns!
    Sou uma apaixonada pela mitologia celta e quis mostrar nesse livro um pouco da origem das faeries, as verdadeiras fadas, que inspiram tantas histórias até hoje. Que bom que você gostou.
    No meu site vocês encontram informações sobre meus outros livros e sobre onde comprá-los.
    Beijos para você e todos os leitores do blog.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que li acima, Flávia Côrtes produziu uma história redonda de mistérios, surpresas, espantos, encantos e... magia. A mágica atravessa o livro e se aloja, se instala nos felizes leitores. Um assombro de narrativa, presumo. (Como consegui seguir e curtir a Flávia no Facebook e não ter lido ainda nenhuma obra dela - eis um senhor mistério! Hei de torná-lo luz em breve!)

    ResponderExcluir